sábado, 22 de dezembro de 2007

Feliz dia novo


Bem, o final de ano está chegando. Com ele vem as festas de Natal e Ano Novo; período em que muitas pessoas ficam mais felizes, é o chamado espírito natalino acompanhado pela esperança de uma vida melhor para o ano vindouro.
No Natal, a pieguice cristã aflora-se em grande parte da população. Tudo é comovente, todos estão dispostos a ajudar o próximo, o necessitado. Lágrimas rolam, campanhas de solidariedade surgem para dar um Natal mais digno para a população carente. Às vezes até tenho dúvidas se tais pessoas vivem o ano inteiro ou apenas vivem no período natalino. Será que essas pessoas são abduzidas por um E.T. durante o ano? Ou será que elas ficam dormindo e só acordam quando as trombetas divinas são tocadas no mês de dezembro? Talvez as pessoas caridosas fiquem tão emotivas e solidárias no Natal por desencargo de consciência: as classes mais abastadas adoram esses tipos de ações, pois tiram o peso da consciência da miséria produzida pela concentração excessiva da renda. Dormem mais tranqüilos.
Além disso, a festa natalina já se tornou uma festa comercial. A figura do Papai-Noel (bizarro com suas roupas para frio num clima tropical brasileiro, afinal foi importado dos Estados Unidos) exerce muita força nas propagandas publicitárias, distribuindo presentes para as crianças. E como se sentem as crianças de famílias pobres, que não podem ganhar presentes no Natal? Vão sempre depender da pieguice cristã das classes altas e organizadores de campanhas? Os piegas não têm condições de atender a todas as crianças pobres.
Juntamente com o Natal, a festa de Ano Novo traz muita esperança na população. Esperança sempre é bom. Você deve ter esperança de um projeto seu se concretizar, esperança de conseguir um emprego melhor, de ter uma vida melhor. Mas não deve ter falsas esperanças, senão elas viram sonhos, ilusões. Para se ter uma vida melhor é preciso que se cultivem condições necessárias à sua melhoria. E não vai ser por determinação divina ou pensamento positivo que a vida vai melhorar. Muito menos porque chegou o final de ano. Se quisermos um emprego mais digno, por exemplo, podemos estudar ou nos especializar em alguma área. Se quisermos ter saúde, pra quem tem dinheiro é mais fácil, pois pode se alimentar bem e ter um plano de saúde; para quem não tem nada disso, deve lutar para uma melhor saúde pública, para conseguir melhores salários para uma melhor alimentação. Se o Estado não dá condições para realizarmos o que almejamos, a luta é imprescindível. Não vai ser somente através de nossa esperança que vamos ter um ano novo cheio de realizações, saúde, paz e dinheiro.
Assim, deixemos de lado o espírito natalino, a excessiva esperança. Lutemos por uma vida melhor, uma vida mais feliz, não apenas no Natal. É através da nossa luta diária que construímos um mundo melhor, que fazemos um ano verdadeiramente novo. Não é através de falsas esperanças ou de assistencialismos periódicos. Deixem isso para os piegas.

(David Alves Gomes – 21 de dezembro de 2007)

Nenhum comentário:

Licença Creative Commons
O trabalho Blog Vida e Dialetica de David Alves Gomes foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em vidaedialetica.blogspot.com.