domingo, 2 de dezembro de 2007

As "democráticas" eleições

Todo ano de eleições é a mesma coisa; dizem: “você deve exercer a sua cidadania e contribuir para a democracia”. Mas o que é a democracia e para quem esta está governando? E ainda, quais são os meios que dão continuidade a esse sistema político?
Inicialmente, deve-se saber o conceito de democracia, presente no Novo Dicionário Aurélio – Século XXI: “1. Governo do povo; soberania popular. 2. Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade, isto é, dos poderes de decisão e de execução; democratismo”; ou seja, se há uma soberania popular é porque as exigências da população são atendidas. Assim, numa democracia representativa, os representantes eleitos pelo povo devem satisfazer as necessidades do povo, trazendo a igualdade social, política e jurídica.
Contudo, esta linda teoria não condiz com a realidade ocidental. Observa-se um grupo social obtendo privilégios econômicos, jurídicos e políticos, que desencadeiam diversos tipos de desigualdade nos países. Assim, é formado um Estado que se preocupa, principalmente, com as aspirações da classe dominante vigente, implicando o surgimento de uma “democracia burguesa”. Um exemplo de favorecimento do Estado Burguês aos capitalistas, é o Governo Brasileiro (não só o atual, mas também outros) realizar o pagamento da dívida externa, esta que já foi paga inúmeras vezes através dos altos juros. Sem este capital, as melhorias sociais ficam limitadas.
No entanto, é preciso de meios para consolidar tal “democracia burguesa”. A Justiça Eleitoral é um dos que favorecem a permanência do sistema: os partidos políticos com menor quantidade de integrantes eleitos têm menos tempo para apresentarem suas propostas na propaganda eleitoral gratuita. A grande imprensa também participa no auxílio a essa organização política, pois também está inserida na sociedade e pertence à classe dominante, aspirando aos desejos dela. Assim, nas emissoras de televisão, em grandes jornais e revistas são pronunciadas mensagens em apoio ao sistema eleitoral existente. Além disso, para se elegerem, os políticos investem muito dinheiro nas campanhas, que conseguem com os grandes empresários que, posteriormente, irão querer benefícios em troca do investimento.
Para ocultar as conseqüências do descaso com a população, os governantes utilizam alguns artifícios como propagandas bem produzidas que impressionem a população, programas assistencialistas e realização de obras e auxílios próximos às eleições. Também é colocado o ano da eleição, no Brasil, dos principais cargos (presidente, governador, senador e deputados) no mesmo ano da Copa do Mundo de Futebol, pois a população brasileira se torna tão eufórica que “esquece” os atos de corrupção dos políticos (como o caso do “Mensalão”), que têm, também, nesta hora, o auxílio da imprensa.Portanto, estas eleições existem para legitimar a hegemonia política da classe social burguesa. Por isso, devemos ficar atentos contra as manipulações ideológicas. Esta consciência política é um grande passo para a resolução dos problemas sociais.

(David Alves Gomes - 2006)

Nenhum comentário:

Licença Creative Commons
O trabalho Blog Vida e Dialetica de David Alves Gomes foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em vidaedialetica.blogspot.com.